Escolhas do dia a dia levam à prosperidade

 Muitos se impressionam com a habilidade de um economista ao falar da conjuntura do país ou, então, de um consultor financeiro ao debater sobre alternativas de investimento ou armadilhas do crédito. São pessoas que, ao ouvir ou ler sobre finanças ou economia, pensam como seria bom saber bastante sobre esses temas, para evitar perdas e saber multiplicar intensamente o dinheiro ganho.

Espero derrubar esse mito. Quero convencê-lo de que, para comprar melhor, investir bem e evitar armadilhas, não é preciso ter pós-graduação na área financeira.


Enriquecer é uma questão de atitude diante das escolhas que você faz em seu dia a dia. Por exemplo, não é preciso ser um advogado para desconfiar de um contrato e pedir para lê-lo com calma antes de fechar qualquer tipo de negócio. Com um pouquinho de humildade, qualquer cláusula cuja redação suscite dúvidas pode ser questionada junto ao vendedor ou mesmo esclarecida com uma breve consulta à internet.

Isso vale para financiamentos, compras simples e contratação de produtos de investimento. Também vale para qualquer outro produto financeiro, como planos de previdência, seguros, capitalização, abertura de conta-corrente ou contratação de cartão de crédito. Quem tem o hábito de ler as regras e questioná-las antes de fechar qualquer tipo de negociação faz seu dinheiro render mais.

Seria interessante, também, que você conversasse mais sobre dinheiro com a família e com conhecidos. No começo, é estranho abordar um assunto que há até poucos anos era tabu. Mas, acompanhando vários grupos de pessoas, constatei que, uma vez acesa a faísca, o fogo se alastra com facilidade. Em outras palavras, basta que você toque em assuntos como alternativas de crédito ou sugestões de investimento de seu gerente de conta para que amigos e parentes passem a dividir com você não apenas as dúvidas, mas também as oportunidades que surgem no dia a dia. Não há insumo melhor para a prosperidade do que essa inteligência coletiva que nasce da atitude de simplesmente provocar o assunto.

Faço o convite para que você repense sua atitude a cada situação que envolva dinheiro. Não pense simplesmente em economizar. Esqueça a preocupação de poupar intensamente. Procure melhorar suas escolhas e faça com que sejam coerentes, saudáveis e equilibradas. Se fizer isso, estará dando um grande passo em direção à prosperidade.
Gustavo Cerbasi (www.maisdinheiro.com.br) é consultor financeiro e autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos (Ed. Gente), Como Organizar sua Vida Financeira (Elsevier Campus) e Pais Inteligentes Emriquecem seus Filhos (Ed. Sextante).



Livros de Gustavo Cerbasi:

Gustavo Cerbasi : Cartas a um Investimentos Inteligentes Pais Inteligentes Enriquecem Seus Filhos
Finanças para Empreendedores e Profissionais Não Mais Tempo, Mais Dinheiro Dinheiro: os Segredos de Quem Tem
Cartas a um Jovem Investidor - Como Organizar sua Vida Financeira Investimentos Inteligentes: Guia de Estudo



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: