Gustavo Cerbasi - Como conquistar sua liberdade financeira


Enriquecer é uma questão de escolha, e a receita é relativamente simples. Você deve gastar com qualidade seu dinheiro, obtendo desse gasto o máximo de bem estar e prazer que puder. Porém, deve gastar menos do que ganha, pois você trabalhará por um período menor do que viverá, e os recursos poupados serão usados para sustentar sua vida não produtiva. Além de gastar menos, deve investir com eficiência os recursos poupados, para não ter que poupar mais do que o necessário e se arrepender de uma vida com poucas realizações. Enfim, gastar com qualidade menos do que você ganha e investir com inteligência a diferença é a receita para uma vida mais rica.
Simples, não? Mas, colocar em prática essa receita exige de você uma boa dose de disciplina e autoconhecimento. Para gastar com qualidade seu dinheiro, é preciso refletir sobre o que realmente lhe traz prazer e bem estar. A compra de um carro novo, por exemplo, nos traz prazer, mas por quanto tempo? Será que é um prazer maior do que garantir uma verba para o cafezinho diário ou a manicure semanal?
Gastar com qualidade não significa cortar tudo o que possa ser entendido como supérfluo, mas sim consumir aquilo que contribui para nossa motivação e estabilidade emocional. Partindo dessa reflexão, você perceberá que talvez seja melhor comprar um carro mais simples e uma casa menor, visando garantir verbas para um consumo mais variado e que permita sair da rotina com maior frequência.
Procure aumentar seus gastos com lazer. O lazer não impõe pagamentos regulares fixos, como a prestação da casa. Caso aconteça um imprevisto, você pode deixar de jantar fora para arcar com o gasto inesperado. Se estiver pagando uma prestação maior na casa própria, a ponto de inviabilizar o lazer, não terá de onde tirar verbas em caso de imprevistos, o que fará com que você recorra com mais frequência à contração de dívidas ou a suas reservas financeiras. Quanto mais gastos variáveis e menos fixos você tiver no orçamento, maior margem de manobra terá, menos dívidas assumirá e terá uma vida mais tranquila e saudável.
Fazendo sobrar dinheiro para seus planos futuros, é fundamental que você se assegure de multiplicar seu dinheiro com inteligência. Perceba: falo de multiplicar, e não de poupar. Seu dinheiro não deve ser apenas reservado, mas sim cuidado com carinho para que cresça acima da média oferecida por produtos financeiros convencionais.
O investimento em bons produtos de renda fixa não deve ser sua única escolha, pois é sabido que os mercados de renda variável trazem boas oportunidades. Porém, bolsa e imóveis são mercados em que muitos perdem pouco e poucos ganham muito. Em outras palavras, são mercados para especialistas. O ideal é que você conte com a orientação ou a gestão de profissionais que se relacionam 24 horas por dia com os mercados financeiros e fazem escolhas tanto para garantir bons ganhos, quanto para proteger seu patrimônio.
Ao longo dos anos, você perceberá que o patrimônio acumulado permitirá auferir uma renda crescente, que lhe trará uma também crescente sensação de segurança. Essa segurança será total no dia em que os rendimentos forem suficientes para custear seu consumo pessoal, ou então quando o patrimônio total for suficiente para criar um negócio ou uma carreira que garanta essa renda. Nesse momento, você terá adquirido sua indepndência financeira.
Para chegar lá, o ideal é que você foque em seus objetivos, e tenha disciplina e regularidade na construção deles. Se imprevistos acontecerem, conte eventualmente até com o crédito. É para preservar sonhos que ele está a sua disposição. Tomar emprestado custa, mas é o preço a pagar para garantir seus sonhos. Com boas escolhas, equilíbrio e foco nos seus sonhos, é bastante provável que sua vida seja rica. Com planejamento, ela será rica e também com bastante dinheiro.
Gustavo Cerbasi (@gcerbasi no Twitter) é consultor financeiro e mantém o site http://www.maisdinheiro.com.br



O portal oferece um vasto material para estudos e seminários, Assine e fique informado!!!

Receba artigos por E-mail:




Você gostou deste artigo? Compartilhe:
TwitterDeliciousFacebookDiggStumbleuponFavoritesMore

0 comentários: